Busque músicas no blog!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

13º Lugar - Como os nossos pais - Elis Regina


Intérprete - Elis Regina


Compositor - Belchior


Ano de divulgação - 1976


Álbum - Falso Brilhante



"Viver é melhor que sonhar"





A discussão sempre presente na relação entre pais e filhos é a alma dessa canção. Quando somos jovens sempre achamos que nossos pais estão errados, que a educação que recebemos poderia ter sido melhor, porém quando crescemos e temos filhos repetimos o mesmo que nossos pais faziam conosco. É isso que Belchior quer mostrar na letra dessa bela música. Os versos "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais" deixam tudo bem claro, nós até mudamos, ams ainda vivemos do mesmo modo como os nossos pais viviam.

Alem de tudo isso, Belchior também quer mostrar que o mundo pouco mudou, por mais que as tentativas de mudanças fossem aplicadas o mundo continua do mesmo jeito.

A opinião do professor Eliude A. Santos sobre a canção coloca uma análise ainda mais clara sobre a importância de sua letra. Segundo o professor, "Como os nossos pais é um hino à juventude que amadurece percebendo que o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança".

Como nossos pais torna-se ainda mais bela com a interretação de uma das melhores vozes que esse país já ouviu, ou seja, com Elis Regina interpretando a canção como uma verdadeira atriz que vive aquele momento, o entendimento da música se dá por completo.

A canção lançada em 1976 entra para a lista como uma bela letra, uma exelente interpretação e um tema bastante interessante de se pensar.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

12º Lugar - A Lista - Oswaldo Montenegro


Intérprete - Oswaldo Montenegro


Compositor - Oswaldo Montenegro


Ano de divulgação - 1999


Álbum - A lista




"Quantas canções que você não cantava, hoje assobia para sobreviver"






A Lista é uma canção para quem sente saudades do passado. Nesta música, Oswaldo Montenegro se preocupa apenas em falar sobre lembranças que todos já tiveram, além disso, o compositor ainda faz uma comparação com o que se fazia e o que se faz hoje.

A lista tem uma melodia calma, mas uma letra de fazer qualquer pessoa com mais de 30 anos se emocionar.

Composta para uma peça teatral de mesmo nome, a canção acabou sendo uma das principais obras de Oswaldo. Como a peça é do ano de 1999 a música ficou conhecida antes mesmo de sair em algum disco, só foi sair gravada em álbum em 2001.

Quem gosta de Oswaldo Montenegro gosta de A Lista, porém a canção é capaz de cativar até mesmo quem não conhece a obra do compositor.




11º Lugar - Minha Alma (A paz que eu não quero) - O Rappa


Intérprete - O Rappa


Compositor - Marcelo Yuka


Ano de divulgação - 1999


Álbum - Lado B Lado A




"As grades do condomínio são pra traer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nessa prisão"






Muitos podem estranhar que uma música da banda O Rappa esteja selecionada em uma lista das 100 maiores músicas brasileiras. Para os que pensam assim Minha Alma (A paz que eu não quero) vem trazer uma letra forte, com uma visão sócio - política, uma música que conta como a sociedade é facilmente iludida por coisas que ainda nem aconteceram. Marcelo Yuka faz um apelo na música , "não me deixe sentar na poltona num dia de domingo!", esse verso da canção mostra que ele quer ser diferente de todo mundo, para ele o mundo está errado e ele não quer viver dessa maneira.

Nos versos "As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nessa prisão" Yuka traz à tona uma nova visão, a visão de que o medo faz a sociedade se render à violencia e, dessa forma, a sociedade acaba vivendo de uma maneira pior do que poderia viver.

Minha Alma é uma obra de arte, um pequeno resumo sobre a influência do medo na vida das pessoas.




10º Lugar - É preciso saber viver - Roberto Carlos


Intérprete - Roberto Carlos


Compositores - Roberto Carlos e Erasmo Carlos


Ano de diulgação - 1974


Álbum - Despedida




"Se o bem e o mal existem, você pode escolher"






É preciso saber viver nunca foi um Top 10 dos sucessos de Roberto Carlos, mesmo no disco em que foi lançada não era a principal música. O que traz a canção para o ranking do site é sua letra de fácil entendimento, mas com um valor enorme. O título e refrão da música resumem bem o que Roberto e Erasmo queriam dizer, ou seja, a vida não é fácil e quem faz as escolhas é cada um.

Nos versos "se o bem e o mal existem, você pode escolher" o ouvinte percebe claramente que a vida é feita de escolhas.

Com essa canção, Roberto Carlos e Erasmo Carlos deixaram o romantismo e a jovem guarda um pouco de lado e fizeram uma canção que serve como lição de vida.

9º Lugar - Ouro de Tolo - Raul Seixas


Intérprete - Raul Seixas


Compositor - Raul Seixas


Ano de divulgação - 1973


Álbum - Krig -Ha, Bandolo!




"saber que é humano, ridículo, limitado que só usa 10 por cento de sua cabeça animal"





Se Raul Seixas foi o sucesso que foi e continua sendo até hoje muito deve-se a Ouro de Tolo. Foi com essa canção que Raul alcançou seu primeiro sucesso estrondoso, mesmo ela estando em um álbum que também continha Mosca na Sopa, Metamorfose Ambulante, Al Capone e Cachorro-Urubu, outros grandes sucessos do cantor e compositor baiano. A verdade é que essa é a melhor música do melhor álbum de Raul. Krig -Ha, Bandolo! é o primeiro disco em parceria com Paulo Coelho, foi o início da Sociedade Alternativa, além de tudo isso, o disco ainda foi eleito em 2007 como o 12º melhor álbum brasileiro de todos os tempos, em uma edição divulgada pela revista Rolling Stone.

Mas com tantos sucessos em um álbum só, como Ouro de Tolo foi eleita a melhor música dele?
Ouro de Tolo possui uma letra autobiográfica, que conta a trajetória de Raul, o que deixa o ouvinte atento a letra o tempo inteiro. Além disso, a música também era um deboche à ditadura e ao milagre econômico, temas tão falados em 1973.

Que Raul Seixas foi um gênio é induscutível, mas sua genialidade só foi realmente percebida quando veio Ouro de Tolo.